BUSQUE POR SUA QUESTÃO

Assinale a assertivas que apresentam princípios da ética cristã...

Assinale a assertivas que apresentam princípios da ética cristã (período Patrística a Medieval) :

I- em primeiro lugar, a idéia de que a virtude se define por nossa relação com Deus e não com a cidade (a polis) nem com os outros. Nossa relação com os outros depende da qualidade de nossa relação com Deus, único mediador entre cada indivíduo e os demais. Por esse motivo, as duas virtudes cristãs primeiras e condições de todas as outras são a fé (qualidade da relação de nossa alma com Deus) e a caridade (o amor aos outros e a responsabilidade pela salvação dos outros, conforme exige a fé). As duas virtudes são privadas, isto é, são relações do indivíduo com Deus e com os outros, a partir da intimidade e da interioridade de cada um;

II- em segundo lugar, a afirmação de que somos dotados de vontade livre ou livre-arbítrio e que o primeiro impulso de nossa liberdade dirige-se para o mal e para o pecado, isto é, para a transgressão das leis divinas. Somos seres fracos, pecadores, divididos entre o bem (obediência a Deus) e o mal (submissão à tentação demoníaca). Em outras palavras, enquanto para os filósofos antigos a vontade era uma faculdade racional capaz de dominar e controlar a desmesura passional de nossos apetites e desejos, havendo, portanto, uma força interior (a vontade consciente) que nos tornava morais, para o cristianismo, a própria vontade está pervertida pelo pecado e precisamos do auxílio divino para nos tornarmos morais. Qual o auxílio divino sem o qual a vida ética seria impossível. A lei divina revelada, que devemos obedecer obrigatoriamente e sem exceção.

III- O cristianismo, portanto, passa a considerar que o ser humano é, em si mesmo e por si mesmo, incapaz de realizar o bem e as virtudes. Tal concepção leva a introduzir uma nova idéia na moral: a idéia do dever. Portanto, o cristianismo introduz a ideia de interioridade e de dever.
Somente a alternativa III está correta;
Somente a alternativa II está correta;
 CertoTodas as aletrnativas estão corretas.
Somente a alternativa I está correta;
Somente a alternativa I e III está correta;

Nenhum comentário:

Postar um comentário